2° Encontro de Setores para Planejamento Pastoral 2023

2° Encontro de Setores para Planejamento Pastoral 2023: Participou desse encontro o setor 17, que engloba os bairros Encapoeirado, Fazenda Santa Rosa, Bom Retiro, Garcias, e Ribeirão dos Pontes.

Padre Renato iniciou a reunião com a leitura de Atos dos Apóstolos 2, 42-47. A igreja precisa do comprometimento, compromisso e testemunho dos fiéis que trabalham para Deus.  Para viver em comunidade, enquanto Igreja, encontramos muitas dificuldades e obstáculos, mas com todas as "facilidades" que temos atualmente, não podemos "pecar" afirmando que não conseguimos caminhar em comunidade, pois devemos nos inspirar nas primeiras comunidades, lá atrás em Jerusalém, e buscarmos conhecimento para superar as dificuldades e obstáculos e assim fazermos uma caminhada eficaz, que dê resultados. Padre deu como exemplo as dificuldades encontradas no Amazonas, que são enormes, e aqui na nossa realidade, nós temos facilidades de Pastoral favorável, em que podemos absolver para uma caminhada com sucesso.

Durante a reunião foram abordadas algumas dificuldades encontradas, como o desânimo dos fiéis, diminuição na participação nas missas, comprometimento e compromisso nos trabalhos da Igreja, falta de Acolhimento, fortalecimento das Pastorais, participação dos Jovens e os materiais para Catequese.

Foram discutidas também as iniciativas e encontros a serem planejados, tendo como principal foco a participação dos jovens nas pastorais, nas missas, o encontro do Querigma para os Jovens, e a criação de uma equipe de coordenação da Pastoral da Juventude, além de um projeto de apadrinhamento dos jovens que irão compor essa nova coordenação. Fora esse tema também foram discutidos a criação de um projeto de Evangelização (aproveitando o conhecimento do SINE), Formação Litúrgica voltada para os leitores, formação durante o ano para as Pastorais, e o reavivamento com os Ministros da Palavra e Eucaristia.

Padre finalizou o encontro com a frase: " O objetivo dos encontros é acharmos juntos o caminho Pastoral a seguir, todos juntos, comunidades rurais e urbanas, de mãos dadas - Dar tudo a todos"

Logo após o Encontro, padre celebrou a Missa de Investidura dos Ministros da Eucaristia e da Palavra e novos Coroinhas da comunidade.

Categoria:Paróquia